Trabalhando com crianças do 3º ano.

Trabalhando com crianças do 3º ano.
Olá amigos que bom ter sua visita no meu blog!!!!!!!!!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Projeto: Passado e Presente.

Projeto: PASSADO E PRESENTE
Tema: A História de uma imagem.
Instituição: Colégio Estadual Jerônimo Vicente Lopes.
Professor: Vanda Rodrigues Silva.
Coordenação Geral: Divina Joselena.
Gestor: Geraldo Hamilton
Classe: 3º Ano do Ensino Fundamental
Disciplinas: História, Língua Portuguesa e Artes.
Período de realização: Dia 15 de maio a dia 10 de junho.

Justificativa

Do passado e do presente todos nós vivenciamos, pois esta é a nossa história, de nossa família, dos nossos antepassados.
A História contada através de imagens, fotografias e desenhos, rabiscos e objetos de uso, nos mostra um modo diferente de ir e vir do passado ao presente.

A IMAGEM COMO DOCUMENTO HISTÓRICO

As imagens são fundamentais como fontes de informações a serem interpretadas, analisadas e comparadas. Nesse sentido, elas não contam, simplesmente, como aconteceu à vida no passado. A grande maioria não foi produzida com a intenção de ficar registrada para a posteridade. Assim as imagens são entendidas como obras humanas que registram, de modo fragmentado, pequenas parcelas das complexas relações coletivas. São interpretadas, então, como exemplos de modo de viver, de visões de mundo, de possibilidades construtivas, específicas de contextos e épocas, estudadas tanto na sua dimensão material (elementos recriados da natureza, formas, tamanhos, técnicas empregadas), como na sua dimensão abstrata e simbólica (linguagens, usos, sentidos, mensagens, discursos).
São cartas, livros, relatórios, diários, pinturas, esculturas, fotografias, filmes, músicas, mitos, lendas, falas, espaços, construções arquitetônicas ou paisagísticas, instrumentos e ferramentas de trabalho, utensílios, vestimentas, restos de alimentação, habitações, meios de locomoção, meios de comunicação. São, ainda, os sentidos culturais, estéticos, técnicos e históricos que os objetos expressam, organizados por meio de linguagens iconográficas.
As comparações de ilustrações reproduzidas em momentos diferentes são necessárias para que os alunos possam estabelecer relações históricas entre as permanências e mudanças e para relativizar o papel que determinados personagens tendem a desempenhar na História.
O trabalho com as imagens (em questão – o casarão), considerando as particularidades de suas linguagens, é favorável de ser desenvolvido nas séries iniciais do ensino fundamental, principalmente, levando em consideração que as crianças pequenas estão tomando contato com as diversas linguagens comunicativas, como a linguagem iconográfica. Nesse caso, são favoráveis as atividades, inclusive, envolvendo os calendários, da cartografia, da pintura, da fotografia, do cinema, do jornal, do rádio, da televisão.

Atividades desenvolvidas
Registro = fragmentado do passado ≠ real
Construção= casarão antigo construído antes de 1949
Fotografia = realidade e passado
Linguagens = artes
Leitura externa: ilustração e imagem do passado.
Como = Para que e para quem?
Objeto = Quando foi realizado?
Comparações = momentos e mudanças
Excursão = visita a um casarão antigo da cidade de Aloândia GO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário